top of page
Foto do escritorElissa Khoury

Todo mundo me entende?

Atualizado: 7 de nov. de 2020


Depende. Com quem você fala e que tipo de vocabulário usa?

Adiantaria eu falar com uma criança de dois anos: “Veja bem, cara ouvinte, a composição disso que você me pede é H2O, ou seja, dois átomos de hidrogênio combinados com um átomo de oxigênio, que constituem o elemento água”? Duvido que entendesse alguma coisa.

Adiantaria eu explicar a uma pessoa que desconhece as classes gramaticais que advérbios adicionam circunstâncias a verbos, substantivos e adjetivos e que são invariáveis? Quase vejo um olhar assustado em minha direção. Dessa fala, esse interlocutor entenderia: “adicionam circunstâncias” e “são invariáveis”. O resto: mistério.


Exemplo clássico é tentar compreender bula de remédio quando não se é médico nem se possui curiosidade particular por componentes químicos e nomes complexos: discinesia, síndrome extrapiramidal, hirsutismo, interações farmacocinéticas. Preciso de legenda para cada um desses termos.


Palavras que para alguns podem ser quase cotidianas, para outros, soam em língua estranha. Portão de embarque, check-in, bilhete eletrônico, comissário de bordo são enigmáticas para quem nunca esteve num aeroporto.


Se em todo o tipo de comunicação existe alguém que fala e alguém para quem se fala, o conteúdo do que se diz precisa ser compreendido por ambos. Daí Evanildo Bechara, gramático e filólogo brasileiro, dizer que devemos ser poliglotas em nossa própria língua. A mesma língua portuguesa tem a versão da criança, do médico, do advogado, da cidade, do campo, do Norte, do Sul, de casa, do trabalho, enfim, cada encontro pede um uso diferente, de acordo com o ouvinte.


As aulas de português, na escola, servem para nos ensinar essas várias línguas da nossa língua e qual delas utilizar com quem nos ouve. Assim, teremos as palavras certas para expressar o que queremos de forma que o outro nos entenda.

É responsabilidade minha me fazer entender.

Será que consegui?


Elissa Khoury

 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O lugar da dor

Síntese

Comments


bottom of page