top of page
banner abertura 2-faixa 3.jpg

Sr. Chacal
noite de galo

Por Elissa Khoury Daher, ilustrações Rubens Matuck

:: Livro bilíngue: Português/Árabe ::
Versão árabe: Safa Jubran

Editora Biruta


Este conto, ocorrido numa antiga aldeia do Oriente Médio, narra a trajetória do Sr. Chacal, respeitável cidadão que se arma de argumentos, astúcia e força para arquitetar uma vingança. Ao final da história, com momentos dignos das mais lindas fábulas, fica a mensagem: o vingador, mesmo alcançando seus intentos, jamais consegue se livrar da própria consciência.

Prêmios & Seleções 


• Prêmio FNLIJ 2018 (Produção 2017) | Categoria Escritor Revelação
• Altamente Recomendável FNLIJ 2018 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
• Catálogo Bolonha FNLIJ 2018 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Brasil
• Catálogo Bolonha FNLIJ 2019 | Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Brasil [como ganhador do Prêmio FNLIJ]
• SME SP Acervo 2018 | Secretaria Municipal de Educação

Sr.Chacal-Noite de Galo-CAPA.jpg

FNLIJ: Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

árvores.jpg

A autora conta...

03_AquarelasLibanesas_RubensMatuck_trat.
05_AquarelasLibanesas_RubensMatuck_trat.
19_AquarelasLibanesas_RubensMatuck_trat.
18_AquarelasLibanesas_RubensMatuck_trat.

Curiosidades sobre o chacal:

 

O chacal é um bicho meio primo dos lobos e dos cachorros, comum no Líbano, no Oriente Médio e no norte da África. Famoso por atacar as criações dos moradores para devorar um ou outro animal e por ser o bicho mais antigo da literatura infantil do Oriente.


Dizem que as primeiras de suas histórias surgiram em 250ª.C, na Índia, como parte de uma obra chamada Pantchatantra.


Esta história eu descobri quando meu pai me contou como a avó dele, Saideh, foi mordida por um chacal que ela mesma tinha mandado capturar. É que o danado resolveu comer o galo que Saideh criava, com todo o carinho, para dar de presente de aniversário do filho dela, Pedro, pai do meu pai e meu avô. Um caso desses só podia virar história.

O processo de escrita do livro:

 

A história do Chacal é o resultado de encantos e caminhos que se cruzaram. Nasce na tradição das histórias narradas ao pé de uma fogueira, num vilarejo pequeno, do outro lado do Atlântico. Viaja da boca aos ouvidos de muita gente antes de chegar aos meus. Encantei-me. Esse encanto deu-me a coragem de querer recontá-la, aumentando o meu ponto: e se fosse o chacal que me dissesse a versão dele? Escutei-o.

A tradição oral, a forma escrita, o respeito à sabedoria ancestral e às histórias de família, a consultoria técnica de James McSill, a amizade de uma curadora de arte e um impulso levaram-me ao artista Rubens Matuck. 

Quando entreguei meu manuscrito ao artista, ele mal me conhecia. Pedi que o lesse e, se julgasse que valeria a pena, que recontasse a história aumentando seu ponto. Segundo encanto. Como disse no livro, as aquarelas contam histórias de cores, luzes, ambientes e sensações inalcançáveis com palavras. Rubens viu nas entrelinhas suas próprias raízes, e nossas famílias criaram laços de uma amizade linda. Vivenciamos juntos outras histórias, ainda não registradas. Semeamos sonhos, cuidamos deles e aguardamos que germinem. Essa caminhada só começou.    

Se o conto vinha de uma terra distante, por que não incluí-la no livro? Devolvê-la, das mãos aos ouvidos, na língua original? Foi quando conheci Safa Jubran que, ao traduzir o texto para o libanês, também aumentou seu ponto. Terceiro encanto. Suas palavras permitiram que alguns exemplares pudessem circular de volta à terra natal.

Como sair do manuscrito para o livro impresso? Quem acreditaria no projeto? Hora de encontrar muitas portas fechadas antes de uma aberta. Alguém nos ouviu, e tudo aconteceu na hora certa, como tinha que acontecer. Quarto encanto. A editora Biruta fez nascer um livro contado do começo ao fim, da esquerda para a direita em linguagem ocidental, e da direita para a esquerda em linguagem oriental. 

Outros encantos vieram. Talvez eu os conte um dia. Fica aqui a certeza de que as histórias unem, viajam, se transformam e transformam-nos no caminho. Por todos os encontros que essa história me proporcionou, agradeço.

parceria feliz3-PB.jpg
Elissa (307)-PB.jpg
parceria feliz2-PB.jpg

Elissa Khoury Daher

e-mail: khouryelissa2020@gmail.com

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page